domingo, 12 de dezembro de 2010

Que música te faz bem?



Vídeo elaborado para a disciplina de Elementos do Jornalismo Digital, feito por mim e pela Kah!
PS: Professor Márcio, nem se der um dilúvio a gente deixa de postar! HAHÁ!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dia de luta contra a Aids

Hoje é dia mundial de luta contra a Aids. Divulgando informações e mais uma bela iniciativa! 

É dia de lutar contra a aids, contra o preconceito e contra a falta de recursos para o enfrentamento a epidemia.

Desde 1987 o primeiro de dezembro é dia mundial de luta contra a Aids, instituído pela Assembléia Mundial de Saúde com o apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A proposta da data é relembrar o combate à doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade  da prevenção, aumentar a compreensão sobre a síndrome e reforçar a tolerância e a compaixão às pessoas infectadas.

São 23 anos que diferentes organismos vivos da sociedade vão as ruas para alertar a população da existência de um vírus que não tem cura e causa uma doença crônica que pode levar a morte. Todos os esforços mostram que as pessoas conhecem a existência do Aids. Pesquisa em 2009 realizada pelo Ministério da Saúde mostrou que 95% sabem da doença. O dado preocupante é que somente 25% dos entrevistados na pesquisa afirmaram usar fielmente o preservativo durante a relação sexual.

Segunda dados da UNAIDS – Programa Conjunto das Nações Unidas Sobre HIV/Aids, em 2009 houve 2,6 milhões de novas infecções pelo HIV, representando uma redução em comparação com as 3,1 milhões de novas infecções em 1999. Em 2009 houve, no mundo, 1,8 milhões de óbitos relacionados à aids, sendo inferior aos 2,1 milhões em 2004.

Os dados mostram que houve redução em quase 20% nas novas infecções por HIV nos últimos 10 anos. Os dados são positivos e a redução aponta que a as pessoas estão apostando no sexo seguro.

O que preocupa o Gapa Chapecó, organização não governamental que há 21 anos contribui com ações de prevenção e de combate ao estigma do HIV, é que no momento em que as pesquisas apontam redução mundial de novas infecções, os recursos para a prevenção estão cada vez mais escassos. A fase de bons investimentos teve início em 2001 e declínio em 2008. Os programas de prevenção que contribuíram com a conscientização foram, gradativamente, parando devido à falta de financiamentos.

Uma luta árdua precisa ser enfrentada. É necessário conscientizar as pessoas para a importância do exame precoce, a única forma de controlar a epidemia. Enquanto mais cedo a soropositivade for descoberta, mais cedo inicia o tratamento e o paciente tem melhor qualidade de vida e desta forma ajuda a evitar novos contágios. Estima-se que no Brasil, 250 mil pessoas têm o HIV e não foram diagnosticados. Outros aspectos que preocupam o Gapa Chapecó são co-infecções, como hepatite e tuberculose que colocam em risco de morte quem vive com o HIV. As redes básicas de saúde precisam ampliar a retaguarda para essas doenças e para isso necessitam de estrutura física e de pessoal.

O Gapa Chapecó esta preparado para trabalhar com campanhas que alertem as pessoas para o diagnóstico precoce do HIV e assegurar que as políticas públicas sejam garantidas no tratamento do HIV/Aids e nas co-infecções. Só que boa vontade não basta, a organização carece de recursos para desenvolver o seu trabalho.
Uma das formas de conseguir manter as atividades é a Campanha da Luz, uma iniciativa que visa sensibilizar a comunidade para que contribua com o Gapa Chapecó através da conta de luz. Uma campanha na mídia está em fase de concretização. O Gapa Chapecó sabe que a sociedade tem feito e faz a sua parte. Resta agora o poder público se sensibilizar mais para a questão e injetar mais recursos.

Os dados mostram que a aids esta cada vez mais presente na sociedade, assim como o preconceito que impede o soropositivo sentir-se sujeito social. A hora é de alerta. A hora é de mobilização da sociedade e do poder público para continuar na luta pelo combate ao HIV/Aids para que os primeiros de dezembro tenham sentido de comemoração.

Texto do professor e presidente do Gapa, Dirceu Luiz Hermes.

Diga não ao preconceito!! Faça o bem! =*

Centro Reviver recebe computadores da Fundeste


O Centro de Recuperação Reviver recebeu nesta terça-feira, 30 de novembro, 15 microcomputadores doados pela Fundação Universitária de Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), mantenedora da Unochapecó. Desativados pela Unochapecó mas em plenas condições de funcionamento, esses equipamentos serão utilizados pelo Centro para navegação na internet.
O presidente do centro de recuperação, Valmor dos Santos, recebeu os computadores através de entrega feita pelo diretor de Tecnologia da Informação da Unochapecó, Lissandro Machado Hoffmeister, e pela secretária da Fundeste, Rita de Cassia Brustolin Pasa, representado a presidente da fundação, professora Arlene Renk (foto). A utilização dos equipamentos será feita pelos 13 internos do local e pelos administradores.
O Centro de Recuperação Reviver (Crer) foi fundado em 16 de dezembro de 1996 e está localizado em Linha Tafona. Entidade filantrópica, tem por finalidade a recuperação de pessoas adultas dependentes de substâncias químicas, com trabalho preventivo e relacionamento com as famílias.
Via: Unochapeco.edu.br

Parabéns Fundeste dando o exemplo de iniciativas assim que podemos mudar as coisas!
Faça o bem você também! (=
Beijos *=